Que homem nunca teve dúvidas na hora de escolher uma gravata? Existe algum tipo de regra para combinar com o resto da roupa? Embora seja fundamental usar aquilo que se sente à vontade, vale seguir estas orientações na hora de escolher o terno + camisa + gravata.
#1 – CAMISA BRANCA
Combine uma camisa branca com um terno neutro e uma gravata em cor viva ou na família do terno, ou seja, se o terno for azul marinho, uma gravata azul. Seguindo a ideia de usar uma cor viva, você pode respeitar a circunstância: em entrevistas ou reuniões, use cores comunicativas, como o vermelho, rosa e azul-claro; em eventos mais formais, azul escuro.
#2 – CAMISA COLORIDA
Se a camisa for colorida (como azuis e rosados claros), 2 entre os 3 itens devem ser da mesma cor (família). Um exemplo é usar uma gravata com tonalidades próximas ao do terno, ou ainda combinar as tonalidades da estampa da gravata com a da camisa.
#3 – GRAVATA ESTAMPADA
Se a gravata é estampada, ela deve repetir a cor do terno ou da camisa, ou de ambos. Se a gravata tem tons de azul, a camisa pode ter um tom claro de azul e o paletó um mais escuro.
#4 – CAMISA ESTAMPADA
Se a camisa é estampada, ela deve repetir a cor do terno ou da gravata. No exemplo de uma camisa listrada, o fundo pode ser branco e as listras da cor do terno ou da gravata. Estas peças, por sua vez, podem ser lisas.
#5 – CAMISA E GRAVATA ESTAMPADAS
Neste caso, é ideal que as peças tenham pelo menos uma cor em comum e uma padronagem deve ser a dominante. É super fácil experimentar repetindo a padronagem (estampa) em escalas diferentes (exemplo camisa listrada com gravata listrada). Também funciona usar uma padronagem direcional (listras, xadrez) com uma mais espalhada.