Você despertou para algumas questões sobre a sua imagem e seu estilo pessoal, sentiu dificuldades em compor alguns looks com suas peças no guarda-roupa ou até na hora de comprar um item novo, e pensou: será que alguém pode me ajudar com isso? Entenda quem são a Consultora de Imagem, a Consultora de Estilo, a Consultora de Moda, a Personal Stylist e como escolher, afinal, a profissional ideal com tantas nomenclaturas.

Não sei se é o seu caso, mas muitas pessoas que começam a pesquisar sobre as profissionais de imagem e estilo pessoal é porque têm algo incomodando em relação às roupas. Talvez você sinta que está usando sempre as mesmas peças, sempre do mesmo jeito; tem dificuldade de fazer combinações diferentes e que sejam a sua cara; fica em dúvida na hora de escolher um visual para alguma ocasião da sua rotina; ou não ama mais suas peças no armário e quer se redescobrir; talvez esteja passando por uma mudança de vida e quer orientações para esse novo momento (maternidade, mudança de peso, mudança de cidade, mudança de carreira…).

Os motivos são muitos para buscar alguém para te orientar e auxiliar. E quando você vai pesquisar sobre o assunto, aparecem tantas nomenclaturas que você nem sabe se é a mesma coisa ou se são profissões distintas. Como escolher a profissional ideal? Vamos entender as diferenças:


CONSULTORIA EM MODA

A Consultoria em Moda, na prática, foca em outras questões do mercado e indústria da Moda e não, necessariamente, em pessoas individualmente. Embora pareça que a Consultora de Moda é quem vai saber lidar com as roupas, quando se fala nesta profissional estamos nos referindo alguém que tem formação ou experiência no mercado da Moda e presta consultoria para empresas em diferentes segmentos: modelagem, planejamento de coleção, desenvolvimento de produto, treinamentos para o varejo, compras de moda, gestão e marketing de moda, etc.

É claro que é possível uma pessoa atuar em duas frentes: com a Consultoria em Moda e com atendimento individualizado para orientar as pessoas a se vestirem. Neste caso, ele atua com duas profissões distintas.

Vale ressaltar, também, que ainda vejo muitas profissionais que se intitulam Consultoras de Moda e que, na prática, desempenham atividades de uma Consultora de Imagem, de Estilo ou da Personal Stylist. Isso porque, por muito tempo, havia muita confusão entre os “títulos”.

Algumas instituições e cursos, como a que eu dei aula por 7 anos, ainda trabalham essa nomenclatura, para que as pessoas façam uma associação de que estamos no universo da “moda”, das roupas, uma vez que estilo e imagem podem dificultar o entendimento. Loucura, não é mesmo?


CONSULTORIA DE IMAGEM

É com isso que eu trabalho! A Consultoria de Imagem está baseada em 4 pilares fundamentais: aparência, comportamento, comunicação e presença digital. E o que isso quer dizer?

A Consultora de Imagem atua ou pode atuar em todas essas frentes, ou seja, com questões do visual (aparência), como orientação de roupas e acessórios, cabelo, maquiagem; com orientação sobre comportamento, postura, etiqueta; no âmbito da comunicação, como a oratória; e/ou auxiliando na presença digital de cada cliente.

Esta profissional não precisa, necessariamente, oferecer serviços específicos em todos esses pilares, mas leva os pilares em consideração e analisa as características da aparência, comunicação e comportamento de seu cliente, identificando ruídos, para fazer as sugestões. Ruídos são questões que destoam dos objetivos desejados (como uma característica física ou mesmo uma postura, tom de voz, etc.)

Na Consultoria de Imagem você pode desenvolver processos bem aprofundados de orientação, com muitas ferramentas de autoconhecimento, para entender a identidade visual adequada para seu momento de vida. No meu atendimento, por exemplo, eu te auxilio a entender o que é importante para você em relação à sua imagem e suas roupas, em seus tantos papéis, e depois indico que elementos no vestuário (roupas, acessórios, cabelo, maquiagem) podem te ajudar a transmitir isso e a se sentir como deseja.

No âmbito do comportamento e da comunicação, pode ser indicada a complementação de algum profissional como, por exemplo, fonoaudiólogos, profissionais de etiqueta, de oratória, entre outros, quando fizer sentido para os objetivos da cliente.

Além desta parte mais “teórica”, a Consultora de Imagem atua de forma mais prática, ou seja, realizando junto com o cliente etapas como a triagem de guarda-roupa, a experiência em lojas, assessoria de compras, composição de looks. Nestes encontros o objetivo é assessorar a cliente com suas roupas e trazer conhecimento para que faça escolhas mais seguras, seja avaliando as peças que já possui ou adquirindo novas.

É um trabalho bem completo que une a essência, as necessidades de imagem, o estilo pessoal e o estilo de vida de cada cliente para construir uma identidade visual única, autêntica e de credibilidade.

É lógico que cada profissional atua com metodologias distintas e eu, por exemplo, faço pacotes personalizados, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Então, o trabalho é bastante individualizado e você não precisa passar por etapas que não fazem sentido para esse seu momento.


CONSULTORIA DE ESTILO

É muito semelhante à Consultoria de Imagem, com a distinção de que não, necessariamente, considera todos pilares da Imagem Pessoal. Aqui, essencialmente, a Consultora de Estilo trabalha com o pilar da aparência e orienta o cliente em relação ao seu Estilo Pessoal.

Muitos serviços são semelhantes ou iguais aos da Consultora de Imagem, mas as ferramentas de execução e de investigação podem ser distintas. A Consultora de Estilo, assim como a Consultora de Imagem, usa os elementos de design (linha, forma, cor, textura, estampas) para traduzir aquilo que o cliente deseja transparecer por meio de seu visual.

Pela minha experiência, muitas colegas formadas em Consultoria de Imagem se intitulam Consultoras de Estilo por focarem no Estilo Pessoal da cliente, mas não quer dizer que não tenham habilidades para atuar nas outras frentes comentadas anteriormente.


PERSONAL STYLING

Você sempre achou que a Personal Stylist era tudo isso que eu descrevi acima? Não se preocupe, porque também é muito parecido e conheço muitas profissionais que atuam, na prática, como Consultoras de Imagem e se intitulam Personal Stylists. Já vi, inclusive, algumas falarem que usam essa nomenclatura porque suas clientes a encontram de forma mais fácil.

Acho que o termo Personal Stylist foi o primeiro a pipocar no Brasil, relacionado às profissionais que auxiliam as clientes quanto à sua aparência. A questão é que, normalmente, a Personal Stylist tem uma ação mais pontual.

É muito comum vermos Personal Stylists para celebridades e pessoas públicas, pois eles atuam em situações específicas, por exemplo na hora de escolher um figurino para um show, ou uma aparição na mídia.

Isso quer dizer que é só para figuras públicas? Não! A Personal Stylist atua auxiliando todos os tipos de pessoas a escolherem um visual para alguma situação específica, como um casamento, formatura, ou mesmo compondo looks para situações de trabalho ou lazer. Além disso, a profissional irá adaptar a moda para a situação, de forma a deixar o guarda-roupa atual e funcional.

Aqui é mais comum o foco na prática, na mão na massa, sem muito aprofundamento em técnicas e ferramentas de autoconhecimento, coaching, etc. que auxiliam no processo de investigação e desenvolvimento de uma proposta visual bem estratégica. Mas também não quer dizer que não façam isso.


AFINAL, COMO ESCOLHER A PROFISSIONAL IDEAL?

Com exceção da Consultora de Moda, as demais profissões listadas aqui podem te auxiliar a desenvolver questões que te incomodam quanto às suas roupas. Mais importante que a nomenclatura, é entender quais suas necessidades e quais serviços podem te ajudar. Dependendo da profissional, ela poderá ter uma ação mais pontual, ou mais aprofundada.

Nos meus anos de atuação, fui aperfeiçoando minhas técnicas com muitas formações e também na prática, atendendo diferentes perfis de clientes. Hoje eu ofereço um atendimento bem personalizado e, por isso, podemos focar na identidade visual, fazendo orientações estratégicas ou mesmo atuar de forma mais prática com cada cliente.

Percebo que muitas das minhas clientes têm dúvidas e dificuldades para entender o que desejam comunicar por meio das roupas e quais suas necessidades específicas. Depois de entenderem o que desejam, querem aprender a como, de fato, comunicar. Querem desenvolver mais conhecimento e entendimento para poderem fazer boas escolhas, e querem trabalhar o autoconhecimento, para filtrar com mais bagagem o que veem nas lojas, fazendo escolhas conscientes. Nesse sentido o processo de Consultoria de Imagem ajuda demais.

Outras, ao contrário, já têm clareza sobre isso, mas ainda precisam de um auxílio prático com as peças de roupas e acessórios, para ter a visão e feedback de uma profissional com olhar técnico. Neste caso fazemos as práticas trazendo conhecimento e orientando durante todo o processo. Os serviços de Styling podem ser ideais.

O mais importante na hora de contratar uma profissional é investigar bem o tipo de trabalho que ela desenvolve, o que está incluso no atendimento, conversar com ela para entender as metodologias e ver quais serviços podem te auxiliar nas suas necessidades.

Procure, também, entender qual a sua experiência, sua formação e método de trabalho, para ter a certeza que será atendida e orientada de acordo com suas características. A profissional ideal é aquela que vai te ajudar a solucionar suas dores. E, acredito, mais importante é ter afinidade com ela.

Lembre-se: a Consultora será sua parceira no processo e irá te orientar com muitas possibilidades, mas você deverá ter autonomia para tomar todas as decisões para ficar segura e satisfeita com o resultado.

Se você precisar de qualquer ajuda com relação à sua imagem pessoal e suas roupas, pode contar comigo para te acompanhar neste processo. É só me enviar um e-mail ou mensagem, que veremos a melhor forma de te ajudar! 😉