Nos últimos meses, tenho ouvido cada vez mais falar em guarda-roupa cápsula. Afinal, o que é o armário cápsula e ele serve para você? Vamos falar aqui sobre algumas das técnicas de cápsula existentes e como você pode adaptar no seu dia a dia. Essa é uma ótima oportunidade para praticar o consumo consciente e ter poucas e boas opções no seu armário.
Durante meus atendimentos de Consultoria de Imagem, muitos clientes me pedem para estruturar um guarda-roupa (ou armário) cápsula e, pelo que percebo, nem todos têm tanta clareza assim do que se trata. Vamos entender um pouco sobre as técnicas praticadas.
O guarda-roupa cápsula
Susie Faux criou o conceito nos anos 70. Muitas Consultoras de Imagem pioneiras na área, foram responsáveis por bolar e adaptar formatos de cápsula para facilitar a composição de looks. Existem diversas metodologias e confesso que eu sou adepta de não criarmos regras que nos limitam. Devemos, sim, conhecer as ferramentas que nos auxiliam no dia a dia.
A cápsula nada mais é do que grupo pequeno de peças que combinam bem entre si, adequadas a algum papel ou atividade. Isso significa que você não precisa ter uma única cápsula para todos os seus compromissos, principalmente porque, dependendo das tarefas desempenhadas diariamente, as necessidades são muito distintas.
Se você quiser, é claro, pode tentar elaborar um guarda-roupa que funcione para toda a sua rotina. Porém, é importante refletir sobre a imagem que deseja e precisa transmitir em cada papel, para ter certeza de que as peças vão transitar bem em vários ambientes e situações.
Por exemplo, se você tem um estilo mais natural, despojado, esportivo ou informal e trabalha em um ambiente mais sério e formal, fica difícil ter uma cápsula única para tudo isso. Logicamente, muitas peças usadas no trabalho, podem também funcionar no lazer, mas não é garantido que você consiga usar tudo nos dois momentos.
As peças selecionadas para compor as cápsulas não são exclusivas, ou seja, você pode ter uma calça ou uma blusa que transite em todas as suas cápsulas, enquanto algumas peças podem ficar restritas a menos cápsulas. Quanto mais versátil forem as suas roupas, serão melhor aproveitadas no seu guarda-roupa.
Métodos de armário cápsula
Existem vários métodos de armário cápsula que podem simplificar seu planejamento de guarda-roupa. Quando me formei em Consultoria de Imagem, conheci um método que considero bem interessante para você estruturar, pois considera uma quantidade base de peças, dependendo da necessidade na sua rotina.
Você pode criar uma cápsula de 5, 8 ou 12 peças. Que loucura é essa? Sim! Vamos pensar no seguinte: você pratica atividade física 1 vez por semana, 1 hora por dia. Isso significa que você não precisa de muitas peças de roupa durante o mês para esse momento. Ter 5 peças de roupa é o suficiente.
Já o seu trabalho ocupa uma carga considerável do seu tempo, como 50% da sua rotina. Isso significa que uma cápsula de 12 peças pode ser mais interessante. Mesmo assim parece assustador?
Para ajudar, existem algumas orientações:
- escolha uma cor neutra dominante ou uma estampa para criar a paleta de cores
- coloque um segundo neutro ou uma cor mais suave e também algumas opções mais coloridas
- respeite, acima de tudo, o seu estilo, mas tenha peças de cores e caimentos variados, para não parecer tudo igual
- prefira peças com linhas mais simples – elas devem ser a maioria
- escolha uma quantidade menor de peças mais elaboradas
- cada peça deve combinar com, pelo menos, outras duas do mesmo grupo
- não repita peças iguais ou parecidas no mesmo grupo (exemplo 2 jeans)
- acessórios não entram na contagem destas cápsulas e podem ser usados e abusados!
- faça uma lista de papéis ou ocasiões de uso para ficar mais organizado
- Nancy Nix-Rice diz que um ponto importante do armário cápsula é não cair na loucura de querer fazer tudo combinar com tudo, é muita pressão! Veja as sugestões para os grupos de peças.
Cápsula de 5 peças: | Cápsula de 8 peças: | Cápsula de 12 peças: |
2 partes de baixo 2 partes de cima 1 blazer, jaqueta ou suéter | 3 partes de baixo 3 partes de cima 1 jaqueta 1 suéter | 3 partes de baixo 5 partes de cima 2 jaquetas 2 suéteres |
Você se perguntou agora “e se eu não uso suéteres?” As sobreposições podem ser adaptadas à sua realidade: se você usa blazer, considere blazer em vez de jaqueta; se usa coletes em vez de suéter, conte os coletes. Só evite colocar 4 sobreposições exatamente iguais: varie para ter mais versatilidade.
Outra possibilidade é substituir as sobreposições por uma blusa ou um vestido. Isso pode ser bastante interessante se, por exemplo, na sua cidade não faz tanto frio e você acaba usando menos as sobreposições (embora, minha dica, sempre tenha terceiras-peças!)
Agora, vamos brincar de matemática?
Se você tiver uma cápsula de 5 peças em que todas elas combinam entre si, você automaticamente consegue compor 8 looks, sem trocar acessórios.
Com uma cápsula de 12 peças, as possibilidades são enormes, se a maioria delas combinar entre si. Multiplicando as partes de cima x partes de baixo, temos 5 x 3 = 15, uma quantidade mínima de looks. Se você considerar todas as sobreposições, já conseguimos aumentar demais essa quantidade. E, se você mudar os acessórios, pode alterar a mensagem desejada e dar um outro tom ao look.
Existem, também, outros métodos, como o método pirâmide, em que você escolhe 1 vestido, 2 sobreposições, 3 partes de baixo, 4 partes de cima. Afinal, as pessoas que interagem com você percebem muito mais a parte de cima (blusas e camisas), do que as partes de baixo. Por isso, são ótimas peças para investir.
Projeto 333
Outro método que vejo as pessoas comentarem é o do Projeto 333, de Courtney Carver. Ela propôs usar 33 peças a cada 3 meses, incluindo roupas, acessórios, joias, vestuário e calçados. Então, não significa ter apenas 33 peças no total, mas sim usar 33 peças em cada estação. Desta maneira, você consegue adaptar seu visual de acordo com cada época, por exemplo, verão e inverno.
Não entra nessa contagem anel de casamento ou outra joia sentimental, roupa de baixo, pijamas, roupa para ficar em casa e roupa de ginástica/atividades físicas. O objetivo deste projeto era poder aproveitar ao máximo as peças, promovendo um olhar diferenciado ao seu guarda-roupa, de forma a ficar sempre bem vestida, com peças que coordenem bem entre si.
Afinal, o guarda-roupa cápsula é para você?
Sempre oriento meus clientes que mais importante do que estruturar uma cápsula é ver o que, realmente, importa no seu guarda-roupa. Acredito que conhecer esses métodos são um ótimo ponto de partida para reduzir as quantidades e, muitas vezes, os exageros de consumo.
Se você deseja ter praticidade, facilidade e agilidade no dia a dia, ajuda demais limitar quantidades e investir apenas em peças versáteis, que não restringem as composições. Assim, é muito mais rápido fazer escolhas. Outro ponto que chamo a atenção é como os acessórios e os acabamentos do look podem dar o tom da mensagem desejada e é onde você pode investir mais.
Por exemplo, um look de jeans com camiseta branca pode ser uma tela em branco. Usado com a barra dobrada, uma sandália alta e cheia de tiras, nozinho na camiseta deixando a barriga de fora, acessórios grandes, com movimento, brilhos e uma maquiagem mais elaborada, pode deixar o visual mais sensual. Já com um tênis despojado, um lenço no pescoço e cabelo preso com rabo, já deixa a composição mais informal e um visual atlético.
Desta maneira, experimentar criar cápsulas de acordo com a carga horária de cada atividade ou papel na sua vida pode ser bastante interessante. Esta é uma forma muito bacana, também, de estruturar composições para atividades mais esporádicas, para que você não sinta a necessidade de “comprar um look novo para tal evento” em toda as ocasiões que surgem.
Esse processo demanda entender bem sua rotina, atividades e necessidades. Talvez você perceba que vai pouco em eventos como formaturas, casamentos e nem vale à pena investir em peças para essas ocasiões. Vale pedir peças emprestadas ou mesmo alugar, para não ficar com um guarda-roupa cheio de peças usadas raramente (ou pior, apenas uma vez e nunca mais!).
Se você tiver interesse de experimentar este ou outro método de armário cápsula, é só entrar em contato comigo, para ver qual a melhor maneira de te ajudar!