Estamos nos últimos dias do verão e parece que, finalmente, o ar mais fresquinho do outono começou a aparecer. Que tal aproveitar para renovar as energias do guarda-roupa?
Toda mudança de estação é uma ótima oportunidade para reavaliar as peças que mantemos no guarda-roupa. Será melhor doar, vender, ou guardar por mais um tempo? Para decidir isso, só através de autoconhecimento e muita reflexão: será que o item ainda será muito bem aproveitado?
Para te auxiliar no processo, se pergunte:
- A peça fica bem em mim?
- Ela veste bem/tem bom caimento?
- Como me sinto quando uso esta peça? Ela faz eu me sentir como gostaria? E faz eu parecer como gostaria?
- Há quanto tempo eu não a uso?
- Tenho dificuldades para usar ou coloco e retiro antes de sair?
- Haverá outras ocasiões para usá-la?
- Com quais outras peças ela combina?
- A peça está em bom estado?
- Esta peça condiz com meu momento de vida?
- Eu compraria a peça hoje se a visse em uma loja?
- Por que mantê-la?
Depois de se questionar, faça pilhas:
Manter
As peças que são a sua cara e têm tudo a ver com sua vida hoje. Nada de pensar para daqui há uns meses “quando eu….” (insira aqui seu ideal). Mantenha as peças que permitem vários usos e várias combinações para diferentes situações. Conseguir criar pelo menos três looks diferentes já é o suficiente para manter uma peça. Quanto mais versátil, melhor!
Doar ou vender
Você pode optar por doar em alguma instituição as peças que não quer mais, ou ainda vender em brechós ou pela internet. Seja qual for a sua escolha, tenha certeza de se desfazer de roupas em bom estado.
Consertar ou customizar
Previna-se! Ficamos um período sem usar muitos itens e quando resolvemos coloca-los em uso, tem algum reparo para fazer. Esta é uma época ideal para verificar todas as peças que precisam de algum ajuste e se antecipar.
Este processo também te permite ver o estado daquilo que ficou guardado. Muitas pessoas moram em áreas com muita umidade e é na hora da necessidade que a gente descobre que a roupa está mofada, manchada ou com cheiro ruim (dá-lhe rinite!). Destine à lavanderia ou costureira tudo o que irá utilizar nos próximos meses e não fique no aperto.
Toda essa seleção vai ser ótima para renovar e deixar fluir boas energias. Aproveite!