driver car shoes

O calor começa a dar as caras na temporada e, agora, o que usar? Engana-se quem acha que o vestuário masculino carece de opções! Conheça modelos de calçados que são ótimos para usar no verão. 

Embora com menos variação de peças que no universo feminino, existem muitos modelos de roupas e acessórios que passam mensagens completamente diferentes ao visual e podem ser usados em diferentes estações. Um exemplo são os calçados, que vêm em diferentes tamanhos, cores, formas e detalhes. A maioria desconhece essas opções e opta pelos básicos tênis, sapato e sapatênis, sempre nos mesmos ambientes. Você também? Vem aprender novas possibilidades.

 

Mocassim mocassim loafer calçados masculinos

O mocassim surgiu na tentativa de os americanos criarem um calçado original, que não fosse importado da Inglaterra. Em 1930 a empresa Spalding, de Nova Hampshire, criou um sapato macio, de enfiar no pé. O nome dado ao modelo foi loafer (nome usado lá fora, que seria traduzido como “preguiçoso”), totalmente a ver com sua característica confortável e despretensiosa. Este modelo não tem amarração de cadarço, mas pode vir com uma fivela no peito do pé. Normalmente de couro, com solado de couro, pode ser usado inclusive no ambiente profissional, com peças alinhadas. Os de sola de borracha ou feitos em outros materiais são mais casuais. Feito para ser usado sem meias, é clássico e versátil, e pode ser combinado com jeans, bermuda ou um visual mais arrumado, transitando nos ambientes de trabalho ou lazer. Se você tem problemas de sudorese e odor, vale a pena investir em produtos que ajudam neste quesito, evitando ao máximo usá-lo com meias.

 

Dockside 

dockside docksider boat deck shoes

Desenvolvido no início dos anos 1930 (e popularizado na década de 1980), foi originalmente feito para ser usado em barcos. Sua principal característica é possuir amarrações laterais, cadarço e a sola de borracha, que não escorrega no deque e não risca o convés. Muitas vezes é mais cavado no peito do pé e pode ser encontrado em diferentes versões, em couro e até moletom. Há controvérsias sobre seu uso no ambiente profissional, pois ele passa uma mensagem mais informal. Apesar disso, existem modelos bem tradicionais e sofisticados, que podem ser usados dependendo do nível de formalidade de seu trabalho (e da sua empresa). Use em diferentes situações, inclusive se tiver um casamento durante o dia na praia. Além do nome dockside ou docksider, você pode encontrá-lo como top sider, boat shoes ou deck shoes.

 

Driver car shoes driver gommino

Este calçado foi, supostamente, desenvolvido para dirigir. Conhecido em italiano como gommino ou também como car shoes em inglês, tem como principal característica pinos de borracha acoplados na parte de baixo, com sola macia e maleável. Feito em couro clássico ou em camurça colorida, pode ser usado em diferentes ambientes. Para trabalhos muito rígidos e formais não é uma boa opção, mas pode ser usado no dia a dia, para passeios, aniversários, comemorações, almoços, etc. Assim como o dockside, se em material nobre e aspecto mais sofisticado, pode ser usado em situações mais arrumadas.

  

Alpargatas

alpargatas, espadrilles

Também conhecida como espadrille, é mais comum em cidades praianas. Tem a cara do verão por ser confeccionada em lona, com sola de borracha e acabamento em corda. Ótima para passeios, traz um visual despretensioso e descolado. O tecido deixa o pé respirar melhor e não esquenta tanto. Este é um calçado mais casual, para ambientes descontraídos, como um passeio à beiramar, almoço em família, passeios pela cidade ou shoppings, etc. Ideal com bermudas, também funciona com calças e camisas de linho, se for seu estilo. Para mais conforto e frescor, você pode dobrar a barra da calça.

 

Sandália

birken birkenstock sandália masculina

A sandália foi símbolo da libertação das restrições na década de 1970. Não era um calçado para homem elegante, pois era usada por peregrinos, casais amantes da natureza e com estilo de vida mais alternativo. A Birkenstock foi referência nesta época, feita em couro marrom, com duas tiras e fivelas grandes e uma novidade: solado ortopédico, macio e anatômico. Retornou aos guarda-roupas mais modernos. Há modelos com tiras no peito do pé e por trás do calcanhar para manter firme. Usada em situações de lazer, transmitem casualidade e um quê de modernidade. Use em churrascos, passeios informais, festas descontraídas, etc. 

birken birkenstock sandália masculina

 

Papete papete masculina

Uma sandália de borracha, normalmente com velcro. Vai arriscar? Este modelo foi muito popular nos anos 90 e voltou com muita força nos últimos anos. Se não é seu estilo, desencane, prefira outro calçado. De qualquer forma, é possível fazer looks bem interessantes e descolados com ele.  Definitivamente é um calçado para ambientes bem informais, como churrascos, festas na piscina e saídas despretensiosas, ou para um visual urbano e inusitado.

 

Chinelos chinelo, chinelo de dedo, havaianas, ipanema

A famosa sandália de borracha com tiras entre os dedos foi criada para uso em casa e na praia. Hoje, vai além destes ambientes. Existem modelos com tiras mais finas, mais largas, em borracha, em couro e camurça. Também não podemos nos esquecer do chinelo slipon, com uma faixa única no peito do pé. Este é outro modelo que retornou às ruas recentemente. 

chinelos, rider, slipon, slip on

 Seja qual for sua preferência, não dá para usar no trabalho ou em situações formais, de jeito nenhum! E em aniversários e festas informais? Vai depender muito do local e das pessoas. Se você é um convidado e a festa parece mais arrumadinha, prefira uma das outras opções citadas acima. Conforto, frescor e elegância garantidos!

chinelo de dedo