palestra consultoria de imagem, consultor de imagem

No dia 16 de outubro estive na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), a convite do Observa Moda (Observatório Tecnológico de Santa Catarina – Moda e Vestuário), para apresentar para os alunos e comunidade interessada quem é o profissional de consultoria de imagem e como ele atua.

Neste encontro falei um pouco do meu trabalho, como é a rotina, dificuldades enfrentadas e como desenvolver a carreira. Esta é uma profissão relativamente nova no Brasil, com pouco mais de 20 anos. Em Santa Catarina, ainda vemos um mercado em desenvolvimento e em constante aperfeiçoamento. Apesar disso, já é possível perceber uma crescente busca pelo profissional e pela profissão.

moda, imagem pessoal, estilo pessoal

Atuar na área de Consultoria de Imagem não é simples e não se limita a trabalhar a moda. Mais do que vestir um cliente dentro das tendências (algo nem sempre desejado), o profissional deve solucionar uma demanda pessoal ou profissional em relação à sua comunicação visual, ou seja, a imagem que ele transmite para os outros, através de suas roupas, comunicação e/ou comportamento.

E é exatamente com base nestes três pilares que os profissionais da Consultoria de Imagem trabalham: aparência – roupas, acessórios, cabelo e maquiagem; comunicação – relacionada com a fala, postura, expressões e gesticulação; e comportamento – atitudes em diferentes ambientes e situações. Por este motivo, é importante investir em uma formação de qualidade, que dê subsídios para o profissional trabalhar a imagem de seu cliente com embasamento e segurança.

Felizmente, hoje temos no país diferentes cursos de formação e especialização na área. A consultoria de imagem foi tida como uma das profissões do futuro, principalmente pela supervalorização da imagem pessoal e pelas facilidades proporcionadas pelo serviço. O cliente, além de ter uma imagem coerente, autêntica e de credibilidade, que repercute em diferentes âmbitos de sua vida, percebe e recebe economia de tempo e de dinheiro, autoestima elevada e mais autoconfiança. Uma maravilha, não?

ceart, udesc, palestra de moda

Fiquei extremamente agradecida pela oportunidade de retornar à universidade em que me formei, apresentando um pouco do mercado para os alunos e futuros profissionais. Durante as próximas semanas irei ofertar 5 palestras com temas da Consultoria de Imagem, todos na UDESC, das 8h30 às 12h30: Estilos pessoais na criação de identidade visual personalizada (dia 19/10); Criatividade na valorização dos biótipos femininos e masculinos (dia 26/10); Cores e estampas na elaboração de looks criativos (dia 01/11); Técnicas criativas para composição de looks (dia 09/11); e Como trabalhar como Personal Shopper  (dia 16/11). É importante ficar de olho nas páginas dos eventos, no meu face e/ou no site do ObservaModa para obter mais detalhes do conteúdo e acompanhar qualquer mudança.

Você tem interesse em atuar na área? Gostaria de passar pelo processo? Entre em contato comigo para conversarmos. Terei o prazer de te ajudar neste desenvolvimento!