look de casamento, convidado, dica de moda

Maio é o mês das noivas e começam a aparecer milhares de festas para celebrar! Mas, e agora, o que usar? Confira estas três dicas para não errar na escolha.

Antes de mais nada, um look branco ou em cores muito próximas (beges, off white, creme) não é opção, pois se assemelha ao vestido da noiva. Se você não quiser chateá-la no dia mais especial da sua vida, fuja! Muito se fala sobre o vestido preto: para madrinhas ainda é evitado, mas é tudo questão do gosto da noiva. Combine primeiramente com ela, para não errar. Já para convidados, não tem problema algum! Ao escolher seu visual, considere:

 

1. SEU PAPEL

dica de looks para casamento

Qual é seu papel no casamento? Madrinha/padrinho, um dos melhores amigos dos noivos, parentes? Quanto mais próxima sua relação com os anfitriões, mais sofisticado pode ser seu visual. O destaque do evento é o casal, então sem exageros! Para madrinhas o vestido longo é o ideal, que pode ser substituído por uma saia com blusa sofisticada. Normalmente o visual de madrinhas e padrinhos é sugerido pelos noivos, por isso respeite as indicações. Caso você seja uma convidada não muito próxima, você pode optar por vestidos curtos (na altura do joelho ou alguns dedos acima), conjuntos (saias ou calças e blusas refinadas), tailleur ou terno (saia ou calça, blusa e blazer). Para o visual masculino, uma calça social escura e camisa são o mínimo: use sem paletó e com gravata, ou use sem gravata com um blazer por cima. Mas, não é só seu papel que vai ditar o look…

 

2. PERÍODO (DIA/NOITE)

dicas look casamento dia, casamento praia, casamento campo

Dependendo do período em que o casamento irá acontecer, você pode optar por diferentes cores e tecidos. Para o dia (manhã e tarde), cores mais claras são mais interessantes. O brilho também pode diminuir, e os tecidos podem ser mais leves e menos luxuosos. Para os homens, os blazers podem ser mais claros, como um cinza médio. Cuidado com cores muito claras, dependendo do ambiente e grau de formalidade do casamento, ou se ele se estende noite adentro. Casamentos durante a noite permitem cores mais fechadas ou vibrantes. Os homens podem usar gravatas coloridas, para dar um destaque ao visual mais sóbrio, já que ternos azul marinho e cinza chumbo são as melhores escolhas.

 

3. LOCAL

casamento praia, dica look de casamento

Se o casamento é na praia, no campo ou em algum lugar mais informal, os trajes podem ser mais leves. Cores claras, tecidos mais naturais e delicados, pouquíssimo brilho. Para as mulheres, nos pés, há uma liberdade maior de sandálias baixas e sapatilhas – só não vale usar aquela surrada e bem informal. Homens podem usar ternos mais claros, como cinzas claros, beges, cáquis. Nestes casos, procure sempre falar com o casal ou cerimonialista, para não errar. Nos ambientes mais informais, muitas vezes o paletó é dispensado, mantendo o look calça e camisa, com gravata opcional.  Agora, se o local é ultrassofisticado, procure um visual mais alinhado. Sandálias mais altas, vestidos e tecidos mais luxuosos, acessórios refinados. Para os homens, tenha a certeza que um paletó será fundamental, além da camisa, calça social e gravata.

Lembre-se que se preocupar com sua imagem nestas situações não é pura vaidade ou bobagem. É uma forma de mostrar ao casal o quanto você se preocupa com eles e está feliz com a união. Respeite os ambientes, não tente chamar mais a atenção e curta muito a festa!