Lenço, cachecol, pash...o quê?

diferenças entre lenços, pashminas, echarpes e outros

Na hora de montar um look, tem sempre aquela peça que dá o toque final. Lenços, echarpes, cachecóis, pashminas, estolas e xales são excelentes peças para alegrar e incrementar a produção. Mas, afinal, qual a diferença entre eles?

 

LENÇO

Pedaço de tecido, normalmente quadrado, que pode ser usado de diferentes formas: no pescoço, na cabeça, na cintura, nos punhos, na bolsa ou nos bolsos (homens, hello!). Feito de materiais mais leves e finos, como algodão, seda e cetim, aparece em diversos tamanhos. Quando usado no pescoço, o lenço tem papel maior de conferir estilo à produção mais do que propriamente aquecer, por isso pode ser usado em diferentes estações e ambientes. Apesar disso, quando usado na cabeça, é um interessante substituto para chapéus, que protegem do sol e aquecem no frio. E os homens também podem (e devem!) usar e abusar: no pescoço, nos punhos ou, para os mais tradicionais, no bolso do blazer.  

lenços como usar

 lenços masculinos dicas de estilo

 

CACHECOL

Normalmente feito de tricô, tear ou crochê, é uma tira retangular estreita feita para enrolar no pescoço durante as estações mais frias. Pode aparecer em lã natural ou sintética e tem aspecto mais artesanal. Existem modelos mais tradicionais ou mais atuais, com ou sem franjas. É uma ótima opção para os homens tornarem o look mais interessante!

como usar cachecol mulheres 

cachecol masculino dicas de uso

 

ECHARPE

Semelhantes aos cachecóis a echarpe é uma faixa de tecido retangular e comprido, feita em tecidos mais leves como algodão, chiffon, crepes e seda. É uma peça que pode ser usada no frio e no calor, dependendo da sua composição e peso. Ideal para homens e mulheres, trazem muito estilo à produção. Devido ao seu volume são usadas no pescoço e colo, mas as mais leves podem ser amarradas na bolsa.

como usar echarpe feminina mulher

 

echarpe masculina dicas de uso 

 

PASHMINA

A Pashmina na realidade não é um tipo de peça, mas sim um tecido. É um tipo de echarpe, normalmente mais larga, produzida com lã cashmere ou misturas. As pessoas associam o nome ao tipo de peça por sua popularização, mas nem sempre o que pensamos ser uma pashmina é de fato. As echarpes feitas nesse material são mais caras, por serem produzidas com a lã especial da região da Caxemira (entre Índia e Paquistão) e ter um toque mais macio. 

pashmina como usar dicas de estilo

 

ESTOLA

Muito popular décadas atrás, é uma faixa retangular larga, normalmente feita de pele. Hoje (ainda bem!) não vemos mais tantas com peles verdadeiras. Normalmente usadas em eventos mais sofisticados, sobre vestidos e combinações, conferem elegância e estilo à produção, além de aquecerem. 

estola elegância chique sofisticado

 

XALE

É um tecido quadrado, grande, normalmente dobrado ao meio pela diagonal (formando um triângulo) e usado sobre os ombros. Encontrado em outros formatos, como retangular e triangular, pode ser feito em tecidos mais leves ou mais pesados, sendo uma boa opção para diferentes estações.

xale

 

COMO USAR AS PEÇAS

  • Se o item for muito chamativo, use peças mais neutras para harmonizar
  • Quando usar em volta do pescoço, você pode optar por um brinco menor (mas isso não é regra!)
  • Acessórios como brincos, anéis e pulseiras podem puxar fio, cuidado!
  • Guarde as peças enroladas ou esticadas: apenas os cachecóis não marcam quando dobrados
  • Quando estampados, você pode combinar com a cor da roupa ou de algum acessório
  • Tenha peças de diferentes formatos e tamanhos, e experimente diferentes amarrações e usos

 

Lembre-se: você só saberá se deu certo se tentar. Use e abuse sem medo! 

cachecol quentinho no inverno