Já faz alguns anos, escrevi um texto falando sobre ser estilosa e como todas temos estilo. Afinal, como descobrir seu estilo pessoal? Quais os impactos quando não se conhece o seu próprio estilo? Não ter clareza sobre como você pode se expressar por meio das roupas e acessórios pode impedir que os outros a compreendam.

O que é o estilo pessoal?

Quando você vê uma roupa numa vitrine de uma loja, vê um produto de moda, que foi pensado para um mercado amplo, com as características mais em alta no momento segundo os estudos de comportamento de consumo.

As peças de uma coleção, no entanto, não representam um único indivíduo, uma vez que não foram pensadas de forma personalizada. Quando você compra uma peça que gosta e se identifica e a incorpora em seu guarda-roupa, usando de diferentes formas, em diferentes combinações, passa a expor aos outros o seu estilo pessoal e sua visão de mundo. Você personaliza aquele item.

Estilo pessoal é aquilo que é único, intrínseco a cada pessoa, que faz com que os outros compreendam quem você é por meio de diferentes elementos e escolhas. Por exemplo, um corte de cabelo, uma maquiagem, roupas e acessórios e até mesmo objetos como um celular, um carro, uma agenda.

Mesmo consumindo produtos de moda, a sua maneira ímpar de usar é que vai trazer personalidade e representar quem você é. É a combinação dos elementos (cores, estilos, estampas, detalhes, acessórios) que vai traduzir seu estilo exclusivo.

Estilo é uma maneira de dizer quem você é, sem precisar falar nada

Rachel Zoe

Consequências de não conhecer o seu próprio estilo pessoal

A imagem pessoal está baseada em quatro pilares: a aparência, o comportamento, a comunicação e a presença digital. Se portar bem, ter postura, educação, saber se expressar são práticas fundamentais para construir boas relações pessoais e profissionais. Porém, se sua aparência não condiz com essas práticas, você terá muita dificuldade de se posicionar e de ser compreendida.

Você já deve ter ouvido (incansavelmente) que a primeira impressão é a que fica. Embora você deva saber que é possível consertar uma má primeira impressão, os obstáculos são enormes. Sem contar em tantas oportunidades que podem ser perdidas quando não se consegue traduzir o que você precisa em determinado momento.

Outro fator que é importante de destacar aqui, é a falta de segurança e confiança no dia a dia que você pode sentir. Não entender aquilo que tem a ver com você, com seus desejos de imagem, pode ser desafiador na hora de escolher uma roupa e implicar em tempo perdido tomando decisões, justamente por não ter ideia de qual caminho seguir.

Além disso, te pergunto, quantas compras de roupas e acessórios você já fez e acabou se arrependendo depois? Quantas peças já ficaram paradas no seu guarda-roupa, ainda com etiqueta? Maus investimentos acontecem quando não se conhece seu próprio estilo pessoal. A empolgação na loja é tanta, a insistência de uma vendedora também e, se você não sabe quais são suas intenções e prioridades, fará escolhas sem pensar ao desejar sair da zona de conforto.  

Fica tranquila, isso acontece com muita gente e não é a pior coisa do universo. Mas, se isso acontece com muita frequência pode te prejudicar financeiramente, visto que você acaba sempre comprando o que não usa e que não faz sentido para você.

Como descobrir seu próprio estilo pessoal

Entender seu estilo pessoal não é tão óbvio, justamente porque ninguém é habituado a pensar na roupa como forma de expressão e de comunicação. Pensar em moda e roupas é, ainda, tido como algo fútil, por estar associado à vaidade exagerada e superficialidade, como se quem se preocupa com isso está apenas preocupada com o externo e não tem conteúdo, não tem valor.

Apesar disso, é possível afirmar que as relações interpessoais acontecem, em sua maioria, com muito contato visual e é inevitável fazer a leitura do que estamos vendo, mesmo sem perceber. Por isso é tão importante olhar com carinho para suas escolhas e descobrir como seu estilo pessoal pode ser um aliado e não uma barreira.

Um primeiro passo para descobrir seu estilo pessoal é entender seus papéis no seu momento de vida atual. Esqueça o passado, foque-se em quem você é hoje. O que você faz, quais papéis desempenha, quais atividades estão presentes e como você deseja se ver e se sentir nessas ocasiões. Entenda quais são suas necessidades e vontades. Estilo pessoal tem tudo a ver com a forma que você quer se ver e ser percebida pelos outros, e também com aquilo que você precisa naquele momento: conforto, mobilidade, sensualidade, segurança, credibilidade…

Depois, e não menos importante, você precisa criar consciência do que te atrai visualmente. Que cores, estilos, tecidos, estampas, acessórios você mais ama, que teu olho brilha quando vê? Esqueça, por um momento, sobre seus papéis e sobre “adequações”. Se você pudesse usar o que quisesse, o que faria parte do seu guarda-roupa? Entender quais são esses elementos é o que vai trazer autenticidade para seu visual.

Busque referências visuais, seja de pessoas próximas ou de pessoas públicas. Com quem você mais se identifica? Inspire-se, não copie, e adapte à sua realidade, faça do seu jeito.

Algo que eu acho muito importante falar e que defendo a todo custo, é fugir de rótulos. Não acredite que ter uma categoria (um nome) para seu estilo é o que vai te definir. Talvez você se depare na sua busca com “títulos” específicos que vão te mostrar o que usar para passar uma determinada impressão. Tenha, neste caso, o cuidado de filtrar e adaptar para sua realidade.

Lembre-se que seu estilo pessoal é único e você não vai encontrar receita alguma em bibliografia e em sites. Você pode entender, sim, o que os elementos visuais podem comunicar para as pessoas, mas só você irá compor um visual único e autêntico. Para te ajudar nesse processo de autoconhecimento e entendimento do seu estilo pessoal, recomendo dois livros que são “faça você mesmo”. Eles contém várias questões para você refletir e analisar, para começar a definir e compreender seu estilo pessoal.

Vista quem você é. Criz Zanette e Fê Resende. Editora Paralela, 2019.

Questão de Estilo. Carrie McCarthy e Danielle Laporte. Editora Larousse, 2008.

Se você sentir qualquer dificuldade nessa jornada, pode contar com minha ajuda para te guiar. Ficarei muito feliz em conhecer a sua verdade e mostrá-la ao mundo.