compras inteligentes, consumo consciente, comprar, lojas

Toda troca de estação vem seguida da temporada de liquidações. É tanto desconto e produtos tentadores que dá vontade de comprar tudo, sem pensar duas vezes! Como resultado, o guarda-roupa fica, em alguns casos, abarrotado de peças nunca usadas. Que tal acabar com esses grandes arrependimentos de compras de impulso? Veja seis dicas de como comprar com planejamento e consciência, em qualquer época do ano.

1. ORGANIZE-SE

Mantenha seu guarda-roupa organizado. Por incrível que pareça, a organização do espaço deixa tudo à vista e de forma acessível. Com isso, você sabe tudo o que tem e evita comprar uma peça muito parecida com outra ou mais do mesmo. Uma prática trabalhosa, mas muito positiva, é contar a quantidade de itens e categorizá-los. Veja quantas partes de cima, quantas partes de baixo, vestidos, macacões, sobreposições, acessórios você possui. Para cada tipo de peça, perceba suas características: são mais claras, mais escuras, mais lisas, mais estampadas, neutras ou coloridas?

organização de guarda-roupa, personal stylist, personal organizer

 

2. DEFINA OBJETIVOS CLAROS

Ter clara a imagem que se deseja transmitir auxilia a tomar melhores decisões na hora de comprar. Será que esta é uma tendência que combina com seu momento e com suas atividades? Como você quer se sentir? Quando se tem certeza dos elementos que têm tudo a ver com seu estilo pessoal e de vida, fica mais fácil descartar uma pechincha que não te representa. 

 

3. PLANEJE

Com a organização do guarda-roupa e categorização das peças, você pode elaborar uma lista de compras futuras. Isso não quer dizer que todos os itens devem ser comprados imediatamente. Faça um plano de acordo com a prioridade de uso. Você sabe quais peças mais fazem falta? Deixe a lista sempre à mão (ou no celular), para quando visualizar uma oportunidade ter certeza de que vale a pena investir. 

compras, comprar, consumo, consumo consciente, compras inteligentes, personal shopper, personal shopping, personal stylist

 

4. PESQUISE E PROVE

Não adianta querer comprar a primeira peça que viu na primeira loja. Pesquise a reputação da marca, descubra a qualidade dos produtos e, principalmente, PROVE as roupas. Em épocas de liquidações, uma atenção redobrada: algumas empresas têm políticas de troca bem específicas sobre não trocar produtos em promoção. Fique de olho! Se não tem certeza, melhor não levar. E jamais compre sem ter provado sua aquisição. Outro ponto importante é avaliar os acabamentos, tecidos e composição. Se você estiver com alguma dúvida, observar estas características vai te ajudar a decidir se a promoção é válida ou não.

 

5. QUESTIONE-SE

Ok. Vez ou outra encontramos aquela peça must, sonho de consumo, e que, muito provavelmente, não está na lista de compras. Vale comprar? Se dar um mimo vez ou outra não tem problema, mas questione-se sobre vários aspectos dessa compra. Tem a ver comigo? Tenho ocasiões para usar? Está no tamanho certo? Valorizou minha silhueta? Comunica o que desejo? Como eu me sinto com essa peça? Consigo combinar com outras peças do meu acervo? Toda peça que entra no guarda-roupa deve render, pelo menos, 3 looks distintos. Pense se você conseguirá cria-los, de fato. Nada de comprar mais alguma coisinha para fazer combinar. 

 

6. CALCULE 

Uma prática comum no serviço de assessoria de compras (Experiência em lojas) é dedicar um tempo para visitar todas as lojas do seu interesse e provar todos os produtos que deseja. Somente depois de encerrar esta experiência você deve sentar para avaliar o que foi provado. Muitas vezes, a vibe de determinado item passa, ou encontramos algo mais interessante. Melhor ainda quando provamos peças semelhantes em diferentes lugares e conseguimos um preço muito mais atrativo em uma delas. Faça o cálculo de custo x benefício dos produtos para saber se o investimento vale a pena. Estime a quantidade de usos no mês ou no ano e divida o valor da peça pela quantidade de usos. Quanto mais versátil a peça for, mais barata ela vai ser e mais vai valer a pena adquiri-la. Para ajudar a tomar a decisão, defina um orçamento, compare com sua lista de prioridades e faça um ranking do que mais gostou. Aí não tem erro!

personal shopping, shopper, compras, consumo consciente

 

Dica de brinde:  não podia deixar de dizer que, em nenhuma hipótese, compre peças repetidas em cores diferentes. Elas acabam enjoando e dando impressão de não ter nada para vestir, como se fosse um uniforme. Fuja da preguiça e experimente novas combinações, com itens diferentes. Somente a prática leva à perfeição. ;P